Quem Somos

Histórico

Focados em eventos culturais e tecnológicos, os idealizadores do BRICSfestival realizaram o Mobilefest – Festival Internacional de Arte e Criatividade Móvel, o primeiro evento dedicado a fomentar e discutir o desenvolvimento de tecnologias móveis, especialmente voltadas para fins artísticos, culturais, educacionais e sociais, além de outras aplicações com potencial de impacto positivo na sociedade. Com o tema "Como a tecnologia móvel pode contribuir para a cultura, arte, democracia, ecologia, paz, educação, saúde e o terceiro setor?", o festival reuniu 170 palestrantes e artistas do Brasil e de outros 14 países. A equipe também criou o "Prêmio Mobilefest de Arte e Criatividade Móvel" e o "Prêmio Mobilefest de Aplicativos", entre outros projetos voltados a esse segmento.


Equipe do BRICS Festival

Paulo Hartmann
Idealização, Direçao Artística e Curadoria

Paulo Hartmann é um organizador de festivais focado em arte, música improvisada e tecnologias inovadoras. Trouxe o MEMEFEST ao Brasil em 2004, ampliando o pensamento crítico na comunicação e arte. Em 2005, cofundou o MOBILEFEST, Festival Internacional de Arte e Criatividade Móvel com edições e parcerias em países como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá promovendo concertos, workshops e colaborações. Em 2007 cofundou o IMPROFEST, o primeiro festival de improvisação livre e arte sonora do Brasil e atualmente foca suas atividades no game eco-amigável Avant Garden. Esses projetos refletem sua visão de conectar arte e tecnologia em diálogos interculturais de maneira transdiciplinar.


Marcelo Godoy
Idealização e Direção Executiva

Produtor com mais de 35 anos de experiência em conteúdo audiovisual e digital, Marcelo Godoy é formado em Rádio e Televisão, foi premiado em Cannes com o primeiro Cyber Gold brasileiro, co-fundou o Festival MOBILEFEST e o primeiro prêmio de criatividade em aplicativos para celular no Brasil. Participante do “Fórum Internacional de Comunicação e Mídia”, em Hangzhou, China, atua na promoção e no desenvolvimento de acordos de cooperação entre produtoras e emissoras brasileiras com os países do BRICS.

Bob Wei
Curador Convidado

Especialista em Comunicação entre Brasil e China. Editor-chefe da @AgenciaChina – Agência Brasil China – Diário de Notícias, CEO da @ChinarteMedia e presidente do IBRICS+ .Atua há mais de 20 anos fortalecendo a relação bilateral entre os dois países. Com domínio pleno do mandarim e profundo conhecimento da cultura chinesa, idealiza e executa projetos e soluções com o pensamento chinês integrado e adaptado à realidade brasileira.


Shobhan Saxena
Curador Convidado

Jornalista correspondente de cultura internacional, em sua carreira de mais de 25 anos, Saxena reportou em Nova York, Londres, Seoul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Saxena trabalhou para o Times of India, Indian Express, The Hindu e The Wire e outras publicações. Baseada no Brasil desde 2012, Saxena é o primeiro – e o único – jornalista indiano a reportar da América do Sul. Saxena é presidente da Associação Indiana em São Paulo e co-fundador do Bloco Bollywood, o carnaval de rua de comunidade indiana em São Paulo.
Ele também ministrou dois cursos sobre a Índia na USP em São Paulo.

Florência Costa
Curadora Convidada

Jornalista e autora de Os Indianos (Ed.Contexto). Cobriu política nacional e assuntos internacionais, e trabalhou em vários veículos de imprensa, como Jornal do Brasil, O Globo, Veja, Isto É, e no serviço brasileiro da Rádio BBC de Londres Foi correspondente na Rússia e na Índia.

Anna Claudia Agazzi
Curadora Convidada

Pianista, doutora em Artes pela Unesp e mestre pelo programa "Master of Music in Performance" da Manhattan School of Music (NY), como bolsista do Capes é atualmente professora no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Apresentou-se em diversos países, entre eles na antiga URSS, Itália, França, EUA, Canadá, Argentina em carreira solista, música de câmara e como solista com orquestras. Atua em pesquisa relacionada a interpretação do repertório pianístico e técnicas de experimentação em aperfeiçoamento da performance pública do instrumento piano. É bastante atuante na articulação de atividades públicas em diversos segmentos da cultura.

Alvise Migotto
Co-autor com Paulo Hartmann do Projeto Pedagógico. (Proac - ICMS)

Alvise Migotto é músico, compositor e sound designer. Atua com trilhas e instalações sonoras desde 2010, incluindo exposições da série Amazônia no Sesc Itaquera e a trilha do filme Segredos de Putumayo (2020). Tem formação em performance pela Universidade de Toronto e mestrado na Manhattan School of Music. Após estrear no Carnegie Hall, fixou-se no Brasil em 1994, onde participou de festivais, deu aulas e atuou como curador e jurado. Sua obra funde erudito, jazz, world music e meditação.

Equipe de Produção Rio de janeiro

Flavia Rebecchi - Produtor  

É Sócia-Administradora da Brother, executa múltiplas atividades no mix de comunicação/marketing de clientes, com foco na Organização de Eventos (Shows, Seminários, Convenções, Feiras, Exposições, Lançamento de Produtos, Campanhas de Relacionamento, entre outros). 

Sidney Goulart - Produtor  

É Sócio-Administrador da Brother, atua na Organização, Produção, Acompanhamento, Supervisão equipe Brother, Produção de projetos de identidade visual junto a parceiros específicos, projetos arquitetônicos junto a parceiros específicos.

Grupos de Pesquisa 

O BRICS Festival - Festival Internacional de Arte, Cultura e Economia Criativa dos BRICS é uma iniciativa da sociedade civil, se você é pesquisador(a), faz parte de um grupo de pesquisa, coletivo, organização ou entidade no Brasil ou nos países dos Brics participe conosco desta construção coletiva: bricsfestival@bricsfestival.com.br

LabChina

Baseado no Instituto de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) UFRJ

Fundado em 2017 o LabChina é uma iniciativa que fomenta o ensino e a pesquisa em rede sobre o desenvolvimento socioeconômico da China e do seu entorno, incluindo seus impactos para o Brasil e o sistema interestatal. As diferentes linhas de pesquisa convergem para a preocupação com a dinâmica da relação entre poder político e poder econômico, muitas vezes em uma perspectiva de longa duração, traçando ligações entre o nacional, o regional e o global, e buscando investigar seus resultados e tensões do ponto de vista do padrão de acumulação, do conflito distributivo e das distopias do desenvolvimento capitalista.

Contato: ​​Isabela Nogueira
Professora ​do Instituto de Economia e do  ​Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI)​. Coordenadora do LabChina 


NepBRICS - Universidade Federal da Bahia

NepBRICS
O NEPBRICS é um centro interinstitucional e interdisciplinar, sediado na Universidade Federal da Bahia, que congrega pesquisadores interessados na agenda de pesquisa BRICS+, fomentando estudos sobre o BRICS+, envolvendo não só a análise das ações do grupo para a governança global (desenvolvimento sustentável, sistema monetário e financeiro, direitos humanos, entre outros temas), mas também o estudo comparado dos diferentes modelos regulatórios praticados por cada um desses países.

Contato: Jonnas Esmeraldo Marques de Vasconcelos
Coordenador do NepBRICS
Professor da Faculdade de Direito da UFBA. Docente no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UFBA) e no Programa de Pós-Graduação em Direito, Governança e Políticas Públicas da Universidade Salvador (UNIFACS). Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com foco em iniciativas dos BRICS junto ao sistema monetário e financeiro.

Grupo de Estudos e Difusão Cultural da China (GEDCC)
GEDCC

Projeto de Cultura apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Universidade Federal do ABC (UFABC), o qual nasce a partir da comemoração dos cinquenta anos das relações diplomáticas entre a República Federativa do Brasil e a República Popular da China, nascidas em 15 de agosto de 1974, e pela necessidade em estudar, pesquisar e refletir acerca dos aspectos culturais históricos e contemporâneos deste país em constante ascensão.

Contato: Demétrio G. C. de Toledo
Professor Doutor do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC. Doutor em Sociologia, Universidade de São Paulo (2013), Mestre em Sociologia, Universidade de São Paulo (2005), Bacharel em Ciências Sociais, Universidade de São Paulo (1996-2001). Visiting Scholar do Fudan Development Institute, Fudan University, Shanghai, China, outono de 2019.


Instituto Alvorada Brasil (IAB)
Associação civil sem fins lucrativos, com sede em Brasília e atuação em nível nacional criada em 2009 para desenvolver projetos nas áreas de cultura, economia criativa, educação empreendedora e responsabilidade social. Em julho de 2012, o IAB recebeu do Ministério da Justiça a certificação de organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) e, atualmente, possui status de Organização da Sociedade Civil (OSC). O Instituto também é registrado no Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec/DF) e cadastrado como proponente de projetos culturais junto à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.