Quem Somos

Histórico

Focados em eventos culturais e tecnológicos, os idealizadores do BRICSfestival realizaram o Mobilefest – Festival Internacional de Arte e Criatividade Móvel, o primeiro evento dedicado a fomentar e discutir o desenvolvimento de tecnologias móveis, especialmente voltadas para fins artísticos, culturais, educacionais e sociais, além de outras aplicações com potencial de impacto positivo na sociedade. Com o tema "Como a tecnologia móvel pode contribuir para a cultura, arte, democracia, ecologia, paz, educação, saúde e o terceiro setor?", o festival reuniu 170 palestrantes e artistas do Brasil e de outros 14 países. A equipe também criou o "Prêmio Mobilefest de Arte e Criatividade Móvel" e o "Prêmio Mobilefest de Aplicativos", entre outros projetos voltados a esse segmento.


Equipe do BRICS Festival

Paulo Hartmann
Idealização, Direçao Artística e Curadoria

Paulo Hartmann é um organizador de festivais focado em arte, música improvisada e tecnologias inovadoras. Trouxe o MEMEFEST ao Brasil em 2004, ampliando o pensamento crítico na comunicação e arte. Em 2005, cofundou o MOBILEFEST, Festival Internacional de Arte e Criatividade Móvel com edições e parcerias em países como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá promovendo concertos, workshops e colaborações. Em 2007 cofundou o IMPROFEST, o primeiro festival de improvisação livre e arte sonora do Brasil e atualmente foca suas atividades no game eco-amigável Avant Garden. Esses projetos refletem sua visão de conectar arte e tecnologia em diálogos interculturais de maneira transdiciplinar.



Marcelo Godoy
Idealização e Direção Executiva

Produtor com mais de 35 anos de experiência em conteúdo audiovisual e digital, Marcelo Godoy é formado em Rádio e Televisão, foi premiado em Cannes com o primeiro Cyber Gold brasileiro, co-fundou o Festival MOBILEFEST e o primeiro prêmio de criatividade em aplicativos para celular no Brasil. Participante do “Fórum Internacional de Comunicação e Mídia”, em Hangzhou, China, atua na promoção e no desenvolvimento de acordos de cooperação entre produtoras e emissoras brasileiras com os países do BRICS.


Bob Wei
Curador Convidado

Especialista em Comunicação entre Brasil e China. Editor-chefe da @AgenciaChina – Agência Brasil China – Diário de Notícias, CEO da @ChinarteMedia e presidente do IBRICS+ .Atua há mais de 20 anos fortalecendo a relação bilateral entre os dois países. Com domínio pleno do mandarim e profundo conhecimento da cultura chinesa, idealiza e executa projetos e soluções com o pensamento chinês integrado e adaptado à realidade brasileira.

Shobhan Saxena
Curador Convidado

Jornalista correspondente de cultura internacional, em sua carreira de mais de 25 anos, Saxena reportou em Nova York, Londres, Seoul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Saxena trabalhou para o Times of India, Indian Express, The Hindu e The Wire e outras publicações. Baseada no Brasil desde 2012, Saxena é o primeiro – e o único – jornalista indiano a reportar da América do Sul. Saxena é presidente da Associação Indiana em São Paulo e co-fundador do Bloco Bollywood, o carnaval de rua de comunidade indiana em São Paulo.
Ele também ministrou dois cursos sobre a Índia na USP em São Paulo.

Florência Costa
Curadora Convidada

Jornalista e autora de Os Indianos (Ed.Contexto). Cobriu política nacional e assuntos internacionais, e trabalhou em vários veículos de imprensa, como Jornal do Brasil, O Globo, Veja, Isto É, e no serviço brasileiro da Rádio BBC de Londres Foi correspondente na Rússia e na Índia.

Anna Claudia Agazzi
Curadora Convidada

Pianista, doutora em Artes pela Unesp e mestre pelo programa "Master of Music in Performance" da Manhattan School of Music (NY), como bolsista do Capes é atualmente professora no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Apresentou-se em diversos países, entre eles na antiga URSS, Itália, França, EUA, Canadá, Argentina em carreira solista, música de câmara e como solista com orquestras. Atua em pesquisa relacionada a interpretação do repertório pianístico e técnicas de experimentação em aperfeiçoamento da performance pública do instrumento piano. É bastante atuante na articulação de atividades públicas em diversos segmentos da cultura.

Alvise Migotto
Co-autor com Paulo Hartmann do Projeto Pedagógico. (Proac - ICMS)

Músico, compositor, sound designer, desenvolve instalações sonoras e trilhas para exposições desde 2010, incluindo a trilha trilha sonora do documentário Segredos de Putumayo de Aurélio Michiles (2020), a trilha espacializada para as exposições Amazônia in Cingapura, Amazônia em Seoul, Amazônia em Cancun e Amazônia Mundi., no Sesc Itaquera. Alvise Migotto têm formação na área de performance musical na Universidade de Toronto e mestrado na Manhattan School of Music, além de cursos intensivos com importantes personalidades como Leo Brouwer, Oscar Ghiglia, entre outros. Após uma intensa carreira como concertista, que incluiu apresentações na Europa e América do norte - com destaque para seu Debut no Carnegie Hall - Alvise escolheu o Brasil para sua residência, onde chegou em 1994. No Brasil, participou dos mais importantes festivais e apresentou-se em salas de concerto, programas televisivos e ofereceu master classes e aulas para jovens que hoje são destaque na nova geração de violonistas brasileiros. Atuou como curador em festivais de música, júri em concursos nacionais e a partir de 2008 envolveu-se na composição musical e sound design além de produção discográfica. As composições de Alvise combinam seus conhecimentos e formação na área de música erudita e jazz, seu interesse e pesquisa de repertório nas áreas de world music, sound design e música para meditação, resultando em obras sutis e impactantes.