Bloco Bollywood celebra as culturas e as cores do BRICS
São Paulo vai ganhar um espetáculo de cores, música e dança no sábado, 7 de fevereiro de 2025, quando a Augusta será tomada pelo Bloco Bollywood, o carnaval de rua da comunidade indiana na cidade. Em seu 10º ano, o bloco celebra o espírito do BRICS, em um momento simbólico em que o Brasil exerceu a presidência do grupo em 2025 e a Índia assumiu a presidência do grupo em 2026.
A proposta do desfile é destacar os laços culturais entre os países do BRICS, celebrando a diversidade, o intercâmbio artístico e a convivência entre povos que compartilham histórias, desafios e visões de futuro. Neste ano, a celebração foca na influência mútua entre Bollywood e as culturas musicais dos países do bloco. Ao longo das décadas, a maior indústria cinematográfica do mundo incorporou ritmos, instrumentos e movimentos inspirados nessas regiões, enquanto a música e a estética de Bollywood passaram a influenciar artistas, dançarinos e públicos além da Índia. Essa troca cultural se reflete no repertório, nas coreografias e na energia do desfile, transformando a Rua Augusta em um grande palco multicultural.
Além disso, o bloco apresentará um repertório que inclui música tradicional indiana, grandes sucessos de Bollywood e números vibrantes de bhangra pop — estilos consagrados e muito aguardados pelo público que, ano após ano, marca presença no carnaval indiano de rua.
Criado em 2016, o Bloco Bollywood nasceu com o objetivo de aproximar a comunidade indiana do carnaval de rua brasileiro e apresentar a riqueza da cultura indiana ao público local. “Nós começamos esse bloco para incentivar a comunidade indiana a participar do carnaval de rua do Brasil e para mostrar a riqueza da nossa cultura aos amigos brasileiros”, explica Shobhan Saxena, cofundador do bloco ao lado da jornalista Florência Costa. “Com a participação entusiasmada dos brasileiros, o bloco acabou se transformando em uma mistura natural de duas culturas”, completa Saxena.
As danças são um dos grandes destaques do Bloco Bollywood e desempenham papel central na conexão com o público. Brasileira, Iara Ananda Romano dedica-se às danças indianas há mais de 27 anos, com formação em estilos clássicos como Bharatanatyam, Kuchipudi e Mohiniyattam, além de Bollywood. Filha de Patrícia Romano, pioneira na introdução das danças clássicas do sul da Índia no Brasil, é considerada uma das principais expoentes da dança indiana e de Bollywood na América Latina. Iara foi responsável pela abertura da novela Caminho das Índias, da TV Globo, ministrou workshops para o Dança dos Famosos e participou de grandes eventos culturais. Desde o primeiro ano do bloco, é carinhosamente chamada pela comunidade indiana de “Bollywood Queen”.
“O Bloco Bollywood é um pedacinho da Índia que ganha vida nas ruas de São Paulo. As batidas da música indiana se encontram com a alma brasileira, criando uma fusão única. Na Rua Augusta, indianos e brasileiros dançam juntos, como em um filme de Bollywood a céu aberto. Todos são bem-vindos: basta seguir os passos para entender que ninguém fica parado. Ao longo desses 10 anos de Bloco, sinto-me honrada por fazer parte dessa história desde o primeiro desfile, comandando as danças de cima do trio e como Rainha do Bloco, título dado pela própria comunidade indiana. Que venham muitos anos de Bloco Bollywood, no Carnaval de São Paulo”, diz Iara Ananda.
Outra figura central do desfile é Disha Malani, professora de dança e criadora da marca Feels Like India. “O Bloco Bollywood foi um marco para a união dos brasileiros com indianos em São Paulo. De uma forma leve e divertida, através do carnaval, essa junção das duas culturas aconteceu na medida certa”, afirma. Segundo ela, um dos grandes diferenciais do bloco é a presença de professoras de dança conduzindo os foliões: “Fazemos os foliões dançarem ao ritmo das músicas indianas, com passos fáceis, para que todos se sintam em um filme de Bollywood”. Filha de pai indiano e mãe brasileira, Disha atua na divulgação da cultura indiana por meio de aulas, apresentações e da organização de eventos temáticos.
Como aquecimento para o desfile, Iara Ananda e Disha Malani ministraram workshops gratuitos de dança indiana nos dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, preparando o público para a celebração e ensinando os passos básicos das danças de Bollywood.
Para Vijay Bavaskar, mestre de cerimônias do bloco e empresário do setor gastronômico em São Paulo, a dança é o grande elo com o público brasileiro. “Desde o início do Bloco Bollywood, a maior atração para o público brasileiro tem sido a dança indiana, tão diferente, vibrante e visualmente impactante, além das roupas exuberantes. O bloco é um grande exemplo de encontro cultural entre dois países emergentes, com culturas ricas, vibrantes e coloridas”, afirma.
Desde 2017, o Bloco Bollywood conta também com uma bateria brasileira, a Cherateria, formada por estudantes de Física da USP. Neste ano, o grupo desfila com 25 integrantes, tocando ritmos indianos com instrumentos brasileiros e apresentando também uma performance de samba. A fusão entre samba e bhangra foi batizada pelos organizadores de “sambra”, símbolo da mistura cultural que define o bloco.
Responsável pela produção do evento, Juily Malani destaca a trajetória do Bloco Bollywood ao longo de uma década. “Criado em 2016, o Bloco Bollywood celebra este ano uma década de história como um dos projetos mais únicos do carnaval de rua de São Paulo. Idealizado para aproximar as culturas indiana e brasileira, o bloco mistura música, dança e percussões com a energia do carnaval brasileiro, reunindo brasileiros, indianos e foliões de todas as origens em um espetáculo único de energia e alegria pelas ruas da Rua Augusta”, afirma.
A diversidade é uma das marcas do Bloco Bollywood. Além dos sucessos de Bollywood, o repertório inclui ritmos de diferentes regiões da Índia, como o Bhangra, do Punjab, e o Garba, do Gujarat, reforçando a pluralidade cultural do país e o diálogo com outras tradições musicais dos países do BRICS.
O bloco já recebeu reconhecimento internacional. “Um excelente exemplo das festas diversas e curiosas do carnaval da cidade de São Paulo é o Bloco Bollywood”, escreveu o site Culture Trip, ao listar os melhores blocos de carnaval da capital paulista. Ao completar uma década de história, o Bloco Bollywood se consolida como um dos eventos mais multiculturais e simbólicos do carnaval de rua de São Paulo.
Data do desfile do Bloco Bollywood: 7 de fevereiro de 2026, sábado
Horário e local da concentração: 11h, Rua Augusta, esquina com rua Matias Aires (São Paulo)
Trajeto: o bloco desce a rua Augusta na direção do Centro de São Paulo.
Horário da Dispersão: 15h 30, Praça Desembargador Mário Pires
Instagram: Bloco Bollywood
https://www.instagram.com/blocobollywood/?hl=en
Facebook: Bloco Bollywood 2026
https://www.facebook.com/BlocoBollywood
Contato:
Shobhan Saxena
+ 55 (11) 96145-7589
shobhan.saxena@gmail.com